Jogo
parasitológico educativo como estratégia didática na educação em saúde e na
prevenção da ancilostomíase, estrongiloidíase e larva migrans cutânea,
direcionado para crianças de 07 a 12 anos de idade. O jogo pode ser jogado com
várias crianças divididas em duas equipes. Um painel vazado com encaixe para as
letras do alfabeto é usado, de modo que cada letra corresponde a uma pergunta a
ser sorteada e respondida. As intervenções educativas através de atividades
lúdicas consistem em estratégias importantes para a prevenção de doenças.
Painel
vazado com encaixe para letras do alfabeto montado no chão.
Letra P –
Quais as medidas de Prevenção do Strongyloides? R: Uso de calçados, hábitos de
higiene corporal, educação sanitária e melhoria da alimentação.
Letra M – Como podemos contrair a larva Migrans? R: Andando descalço, colocando
a mão contaminada na boca ou pele.
Letra T – Que animais podem Transmitir a larva migrans? R: Cães e gatos.
Letra B – Que outro nome pode ser dado à larva migrans? R: Bicho geográfico.
Letra F – Quais as partes do corpo Frequentemente são atingidas pela larva
migrans? R: pés, pernas, nádegas, mãos e braços.
É importante lembrar que o jogo para ser lúdico precisa gerar uma tensão positiva suficiente para não prejudicar o aprendizado do aluno, ou seja, tem de levar à ação e não à frustração. Nesse sentido, foram elaboradas além das perguntas, prendas e micos com o intuito de promover o aprendizado de uma forma interessante e descontraída.
Fonte: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/viewFile/1613/841
É importante lembrar que o jogo para ser lúdico precisa gerar uma tensão positiva suficiente para não prejudicar o aprendizado do aluno, ou seja, tem de levar à ação e não à frustração. Nesse sentido, foram elaboradas além das perguntas, prendas e micos com o intuito de promover o aprendizado de uma forma interessante e descontraída.
Fonte: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/viewFile/1613/841
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